segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Como citar uma referência - ABNT

Caros amigos,


Uma das grandes confusões entre alunos e orientadores é a maneira correta de citar as referências, segundo a ABNT. Tenho observado que ambos confundem algumas vezes, provocando até animosidades. 

Para evitar este problema, sugiro que ao consultar um manual de normatização, tenha o cuidado de observar os detalhes e ler com atenção. Também é importante verificar se ele está baseado na norma da ABNT ou em outra norma, como a de Vancouver, por exemplo. E ainda, deve ser verificado se este manual está atualizado.

Vamos às regras:

Citações indiretas: citar indiretamente é citar a ideia do autor ou dos autores, com suas palavras. Para tanto, não basta trocar algumas palavras, mas construir o seu texto com base naquelas ideias. Há duas formas de referenciar a citação indireta.

1. Com o nome do autor ou dos autores fora dos parênteses. (Neste caso, o nome do autor é formatado com apenas a inicial maiúscula)

Exemplos:

a) Segundo Luckesi (1982), a escola pode ser considerada o mais forte aparelho ideológico do Estado.

b) Para Tuacek et al (2013), a SGB afeta duas pessoas a cada cem mil, por ano. 

c) De acordo com Lorenzi et al (2003 apud SHIKASHO; BARROS; RIBEIRO, 2009) a hemofilia se destaca como sendo um das mais importantes e incidentes tipos de coagulopatias hereditária.

2. Com o nome do autor dentro dos parênteses. (Neste caso, o nome é formatado em maiúsculo).

Exemplos: 

d) A escola pode ser considerada o mais forte aparelho ideológico do Estado (LUCKESI, 1982).

e) A SGB afeta duas pessoas a cada cem mil, por ano (TUACEK et al, 2013).

f) A hemofilia se destaca como sendo um das mais importantes e incidentes tipos de coagulopatias hereditária (LORENZI et al, 2003 apud SHIKASHO; BARROS; RIBEIRO, 2009).

Citações diretas: quando é copiado o texto do autor tal qual o original. 
Nestas situações, deve-se acrescentar ao nome e ano, o número da página de onde foi extraído o texto. 

1. Se a citação tiver até três linhas, coloca-se entre aspas e no corpo do texto.

Exemplos:

g) Os índices  “de permanência e progressão no sistema de ensino público e seus escassos resultados qualitativos” (HADDAD; DI PIERRO, 2000, p. 30) têm como consequência a reprodução de um grande contingente de analfabetos funcionais.

h) Zóboli (2002, p. 86) comenta que “vem contribuir para a concepção de neutralidade e de eficiência do modelo tecnicista, colocando a avaliação atrelada ao padrão de competência expresso nos objetivos operacionais, dando ênfase à nota”.
 

2. Quando a citação direta tiver mais de três linhas, coloca-se em parágrafo independente, com recuo de 4 cm, espaço entre linhas simples e tamanho da fonte 10.

Exemplo:
i)
A ideologia fatalista, imobilizante, que anima o discurso neoliberal, anda solta no mundo. Com ares de pós-modernidade, insiste em convencer-nos de que nada podemos contra a realidade social, que de histórica e cultural, passa a ser ou virar “quase natural”. Frases como “a realidade é assim mesmo, o que podemos fazer?” ou “o desemprego no mundo é uma fatalidade do fim do século” expressam bem o fatalismo desta ideologia e sua indiscutível vontade imobilizadora (FREIRE, 1996, p. 21-22).

3. Quando a citação direta for de leis ou trechos da Bíblia, não se coloca o número da página.

Exemplo: 

j) O objetivo da Fundação era, segundo o Artigo 2º do Estatuto da Fundação Educar (BRASIL, 1986), “promover a execução de programas de alfabetização e de educação básica não-formais, destinados aos que não tiveram acesso à escola ou dela foram excluídos prematuramente”. 

Observações: 

I.Quando há mais de três autores, usa-se a expressão "et al" - que significa "e outros". Importante evitar o erro de colocar o ponto após "et" ou "al", ou colocar em itálico). 
Certo: et al
Errado: et al.
Errado: et al

II. No exemplo "c", a  informação de Lorenzi et al (2003) foi encontrada no texto dos autores Shikasho, Barros e Ribeiro (2009). Para ser utilizada, é preciso usar a expressão apud - que significa "citado por". 

III - A referência dentro do parêntese deve ser colocada antes da última pontuação da citação, como pode ser visto nos exemplos acima.


Referência:

ABNT NBR 10520. Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação. Projeto NBR 10520:2002.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...